segunda-feira, 2 de julho de 2007

Os primogénitos
O que eu sempre soube por experiência própria foi recentemente provado cientificamente: os filhos primogénitos são geralmente os mais inteligentes [desculpem lá, maninhos, mas a culpa não é minha; é a ciência : ) ]. 64.000 pares de irmãos foram submetidos a testes de inteligência para uma pesquisa levada a cabo na Noruega. Os cientistas ainda não têm uma explicação certa para o fenómeno, mas conjecturam que esta aparente superioridade intelectual talvez se deva ao facto de que os irmãos mais velhos muitas vezes se tornam uma espécie de professores em relação aos mais novos.
Isto faz-me lembrar uma vez quando tinha começado a ter alemão no liceu e por alturas do Natal aprendi aquele hino natalício muito conhecido “O Tannenbaum”. Assim que cheguei a casa achei ser o meu dever supremo e natural ensina-la aos meus irmãos mais novos, que de alemão não sabiam nada - um pormenorzinho que ignorei completamente. Se bem me lembro ensaiámos durante horas e calculo que já estivessem fartos de mim, coitados. Lá por ser a mais inteligente, não era necessariamente sensível aos desejos ou limitações dos meus irmãos…
Não sei se ainda hoje se lembram do texto; eu pelo menos nunca mais me esqueci:

O Tannenbaum, o Tannenbaum,
wie treu sind deine Blätter!
Du grünst nicht nur zur Sommerzeit,
nein, auch im Winter, wenn es schneit.
O Tannenbaum, o Tannenbaum,
wie treu sind deine Blätter!

2 comentários:

tikka masala disse...

Agora já percebo porque é que a mim me falta qualquer coisa... sou a terceira! Obrigada pelo esclarecimento, amiga. Assim, não tenho ilusões nem expectativas demasiado altas :P

Vida de Praia disse...

Ha ha, isto era num sentido geral, claro. A ti não te falta nada, só juízo ; )